É cada vez maior o número de aplicativos disponíveis para smartphones e tablets voltados a melhorar a mobilidade nas cidades. Preparamos uma lista com 6 opções gratuitas de apps e suas funcionalidades, para que você se desloque com rapidez no trânsito e não perca tempo com congestionamentos, acidentes ou obras no caminho nem precise ficar esperando o transporte coletivo sem saber o horário do próximo ônibus ou se ele já está perto. Confira!
1. Google Maps
O aplicativo de mapas do Google é líder de acessos no mundo e tem várias funcionalidades além do GPS, que funciona com precisão, com atualização de mudanças no trânsito que vão desde alterações de sentido das ruas e aviso sobre trechos em obras até acidentes que provocam lentidão ou congestionamento. Com o mapeamento das cidades por satélite, é possível “conferir” o visual ao redor do destino pelo Indoor Maps. Para navegar com menor consumo de dados móveis, o ideal é manter a função desligada a maior parte do trajeto. O Maps permite selecionar o modal (carro, transporte público, pedestre ou bicicleta) e calcula o tempo do trajeto com resultado bem próximo do real. Neste ano, o Google lançou um novo recurso, que fornece informações em tempo real dos horários de chegada e partida dos ônibus do transporte coletivo (Google Transit).
Baixe aqui: Apple Store / Android
2. Apple Maps
O aplicativo de mapas da Apple tem a interface mais bonita do que a do Google, mas é menos popular do que o principal concorrente. A empresa está expandindo funcionalidades para conquistar mais usuários, com algumas mudanças que ainda não chegaram ao Brasil.
Exemplo? Na Europa, o aplicativo já sinaliza locais de recarga de carros elétricos e incorporou locais para locação de bicicletas em cidades como Nova Iorque, Paris e Londres. No iOS 10 (para quem tem iPhone 6 ou mais atual), é possível marcar a localização do carro no estacionamento para que o smartphone localize o veículo depois.
Baixe aqui: Apple Store
3. Waze
O Waze é um GPS colaborativo que está entre mais populares do mundo. O aplicativo tem quase 50 milhões de usuários, que compartilham informações úteis sobre o trânsito nos mais diferentes pontos do mapa. A ferramenta ajuda a evitar trechos de trânsito parado e indica, entre outras informações, os postos de combustíveis com o combustível mais barato no trajeto. A plataforma colaborativa já gerou polêmica, por conta dos avisos de usuários sobre blitze ou fiscalização por radares fixos e móveis nas ruas. Outro diferencial é a integração com o Facebook. Pelo Waze é possível fazer conexão com amigos que estão próximos, além de buscar os endereços dos eventos do Face com um só clique. A interface é bem parecida com a do Google Maps e a principal funcionalidade – trajeto, distância e tempo – também. Mas, pelo excesso de dados incluídos pelos usuários, o aplicativo é um pouco confuso.
Baixe aqui: Apple Store / Android
4. Metrocard
A Metrocard – empresa responsável pelo gerenciamento das linhas metropolitanas de ônibus na Grande Curitiba – lançou aplicativo gratuito no ano passado para que os usuários acompanhem o trajeto dos ônibus.
O dispositivo permite tirar dúvidas em tempo real e mantém uma central de atendimento para responder os usuários em “chat”.
O aplicativo já registra 27 mil downloads e fornece informações sobre 220 linhas em 19 cidades da Região Metropolitana de Curitiba, além da capital.
Até o fim de 2017, será possível fazer compra e recarga de passagens através do aplicativo (para usuários com cartão ativo da Metrocard).
Baixe aqui: Apple Store / Android
5. Moovit
O Moovit é um aplicativo colaborativo como o Waze, mas voltado para os usuários do transporte coletivo. Desenvolvido por uma empresa israelense em 2011, o programa permite a troca de informações em tempo real sobre ônibus, metrôs e trens. Em Curitiba, o aplicativo chegou em 2013 e foi “abastecido” com dados fornecidos pela Urbs. O aplicativo tem mais de 45 milhões de usuários e foi atualizado no ano passado. Na nova versão, os usuários encontram o conteúdo em três abas: direções, estações e linhas. Outra mudança foi a inclusão de recursos como localização de entradas e saídas de espaços públicos, horários de funcionamento e alertas de chegada. Em São Paulo, o Moovit implantou recentemente o recurso da “carona solidária”. O serviço, chamado de Moovit Carpool (carona em Inglês), ainda não está disponível para usuários de Curitiba.
Baixe aqui: Apple Store / Android
6. Ônibus +
O aplicativo Ônibus +, da Transdata Smart, tabém oferece informações em tempo real sobre rotas e horários das linhas de ônibus, além da previsão de chegada e pontos corretos de parada dos coletivos. Mas o programa tem outras funcionalidades. O Ônibus + permite o pagamento de passagens pela geração de QR Code. Os usuários podem fazer a autenticação online, que é reconhecida quando o cartão passa pelos validadores. Outra funcionalidade é o cadastro nos sistemas de bilhetagem eletrônica com o uso de “selfies”. A proposta é usar a mesma base de dados no sistema de biometria facial, que verifica, nos validadores, se a pessoa que está com cartão de gratuidade é realmente a que está cadastrada para isenção da tarifa. As ferramentas foram desenvolvidas para uso em qualquer cidade. A implantação depende da demanda das empresas de ônibus.
Baixe aqui: Apple Store / Android