Praticidade na aquisição de créditos por meio de totens deve ficar disponível para mais usuários até dezembro deste ano
Simples, rápido e seguro. A informação que aparece na tela inicial do totem de autoatendimento da Metrocard, situado dentro da sede da Rua Benjamin Constant, reflete a lógica do sistema de recarga. Tal como um caixa automático de banco, o equipamento não requer o atendimento pessoal, dando mais autonomia a quem precisa recarregar o cartão do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba.
A auxiliar jurídica Jéssica Maciel da Silva levou poucos minutos para recarregar dois cartões e aprovou a eficiência do equipamento. “Tudo é muito rápido. É possível pagar com o cartão de débito e, de quebra, ainda é possível verificar o saldo do cartão Metrocard. Se instalarem mais máquinas pelos terminais vai ser ótimo”, disse a usuária, que experimentou o totem pela primeira vez.
O desejo da usuária, que utilizou o sistema pela primeira vez, deve ser tornar realidade até o final do ano. De acordo com o assistente de atendimento da Metrocard, Marco Aurélio Gomes, a previsão é que pelo menos doze totens sejam instalados nos terminais da Região Metropolitana de Curitiba. A novidade promete facilitar a vida dos passageiros, já que devem ficar acessíveis por todo o período em que os terminais estiverem em funcionamento.
“A maior vantagem do totem é o funcionamento fora do horário comercial. Assim, as pessoas poderão comprar suas passagens sem ter que fazer um deslocamento até a um posto de atendimento Metrocard no horário de trabalho”, explica.
A independência na hora da compra também promete agilizar o processo de aquisição de créditos reduzindo, assim, a eventual espera que pode ocorrer na compra física, especialmente em horários de maior fluxo de pessoas nos postos de venda.
Por ora, os totens vão funcionar exclusivamente com cartões de débito, de qualquer bandeira ou instituição bancária emissora. Para usar, é bem simples. O usuário deve inserir o cartão Metrocard e definir a quantidade de crédito que deseja transferir. Na tela de escolha da quantia pretendida para a recarga, também aparece o saldo atual do usuário, o que permite uma melhor gestão dos valores. Depois é só inserir o cartão de débito e finalizar a transferência. “Os créditos aparecem automaticamente, assim que a transação é concluída”, explica Gomes. Ao final do processo, o totem emite dois comprovantes: o primeiro da transação do cartão de débito e ou outro, referente à recarga do cartão Metrocard.