Tecnologia permite melhor planejamento do tempo de espera do ônibus, o que evita a vulnerabilidade do usuário
Mais do que otimizar o tempo dos usuários, os aplicativos de localização dos ônibus podem ser bons aliados em tempos de insegurança. Se o usuário sabe exatamente o horário em que o ônibus vai chegar no terminal ou na estação-tubo, pode ir para o local apenas minutos antes de embarcar, reduzindo a vulnerabilidade.
A operadora de caixa Claudia Samara instalou o Metrocard App há um mês e já está aproveitando o aplicativo para ir para a estação-tubo perto do horário em que o coletivo está chegando. “É importante, algo que agrega”, diz. Pelo aplicativo, também é possível fazer a autenticação para utilização do Wi-Fi grátis e saber os locais disponíveis da rede, busca de informações sobre o cartão, pontos de venda e canais de comunicação, como o SAC Metrocard. Outro aplicativo direcionado à localização dos ônibus é o Ônibus+, que entre 1º de janeiro até 6 de agosto já foi utilizado 9.515 vezes, totalizando 6.865 buscas de linhas e horários de ônibus. Foram traçadas, ainda, 4.622 rotas por meio do aplicativo.
De acordo com o consultor técnico da Metrocard, Anderson Oberdan, a maior vantagem dos aplicativos de localização é poder planejar e acompanhar seu deslocamento com maior precisão, reduzindo o tempo de espera e deixando o passageiro menos vulnerável à ação de assaltantes. “O grau de eficiência vem sendo aprimorado constantemente e já ultrapassa 95% chegando a 99% em algumas linhas. Porém esta precisão depende não apenas da operação do sistema como também do bom funcionamento de toda cadeia de hardwares envolvidos no processo, como o sistema de telefonia móvel utilizado para retransmitir em tempo real os dados da localização do veículo, e da boa recepção do sinal de satélites que irão identificar o posicionamento do veículo em tempo real”, explica.
Para o sistema Metrocard, a vantagem do monitoramento realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) é acompanhar tem tempo real se toda frota está realizando os serviços programados de acordo como planejado pelas garagens. “Também é possível obter estatísticas das linhas e horários com maiores ocorrências no atendimento de horários e viagens programadas, permitindo assim o aprimoramento no planejamento operacional futuro”, finalizou Oberdan.