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Atenção isentos: prazo para se cadastrar no novo sistema vai até dezembro

Adriana Brum - 25/10/2015

Maiores de 65 anos e pessoas com deficiência têm até o último dia do ano para fazer o cartão Metrocard e manter a gratuidade nas linhas da Rede Metropolitana Integrada

Desde agosto, as 500 mil pessoas que utilizam a Rede Metropolitana Integrada de transporte para se deslocar entre 13 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e a capital têm à disposição um novo sistema de bilhetagem eletrônica (SBE), com o cartão Metrocard. Em menos de três meses, 68,8 mil passageiros se cadastraram. Mas entre os usuários com direito à isenção da tarifa, a adesão ao novo cartão está abaixo do esperado.

Diariamente, 16 mil isentos –entre maiores de 65 anos e pessoas com deficiência –passam pelas catracas das 210 linhas da Rede Metropolitana Integrada. Porém, apenas 20% utilizam o novo cartão Metrocard. Os demais têm de se apressar: os cartões que utilizam até agora, da Urbs, têm validade prevista 31 de dezembro.

Desde fevereiro, a gestão do transporte da RMC passou para o governo estadual e a Associação Metrocard assumiu a gerência da bilhetagem. Usuários pagantes puderam usar os cartões da Urbs nas linhas metropolitanas até o início de agosto.

Aos maiores de 65 anos, a documentação exigida para o novo cadastro são as cópias de RG e CPF e um comprovante de residência. As pessoas com deficiência têm de apresentar também um laudo médico, de acordo com o modelo da Secretaria Estadual de Saúde, e a avaliação socioeconômica, emitida pelo Serviço de Assistência Social do município em que residem, como determina a Lei Estadual 18.419.

O cartão é emitido na hora e gratuitamente para as pessoas com direito à isenção. Os não-isentos precisam fazer uma primeira recarga com valor mínimo de uma passagem (R$ 3,30).

Maria Pierog fez o cartão e aprovou: “sem preocupação”. Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

“Fiz o meu cartão há semanas. Não levou nem cinco minutos e fui muito bem atendida. Posso continuar indo para a fisioterapia, aulas de artesanato e meu trabalho sem me preocupar.” – Maria de Jesus Pieroq, 69, cuidadora.

Ivandel Batista: benefício ajuda a controlar as contas.Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

“A gente fica sabendo quem está usando o cartão direitinho e impede fraude caso a gente perca o cartão. Para mim, é importante ter esse benefício garantido porque me ajuda a ir em busca de trabalho sem complicar minhas contas.” – Ivandel Batista, 43, vigilante

Thiago da Silva: cartão facilitou a vida do analista de RH.Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

“Até achei que seria como um cartão de crédito, mas ele desconta valores depositados antes do uso, para transferir valores para outro cartão, como um presente, por exemplo, ou fazer compras online.” – Thiago da Silva, 27, analista da RH

Onde fazer o cartão
Veja os endereços dos postos de atendimento do cartão Metrocard em Curitiba e Região Metropolitana

6,5 mil pessoas
já fizeram seu recadastramento para isenção . Apenas 20% dos 16 mil registros diários nos validadores de isentos são com os novos cartões Metrocard. Os demais passageiros ainda utilizam o cartão da Urbs, que têm o fim da validade previsto para 31 de dezembro.

Serviço
Veja a lista de documentos necessários para fazer o cartão:

Pessoa física
Cópias de RG, CPF e comprovante de residência e a recarga mínima de uma passagem (R$ 3,30).

Maiores de 65 anos
Cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

Pessoas com deficiência
Cópias de RG e CPF e comprovante de residência. Laudo Médico da Secretaria Estadual. de Saúde e a avaliação socioeconômica emitida pelo Serviço de Assistência Social do município em que reside.

Cartão Metrocard facilita a vida de passageiros da Rede Metropolitana Integrada
Desde agosto, as 500 mil pessoas que utilizam a Rede Metropolitana Integrada de transporte para se deslocar entre 13 cidades da Grande Curitiba têm à disposição um novo sistema de bilhetagem eletrônica.

Biometria facial: tecnologia evita fraudes
Cada vez que um cartão para isentos da Metrocard passa nos validadores dos terminais e ônibus da Rede Metropolitana Integrada, uma foto de quem está passando nas catracas é tirada.

Graças ao sistema de biometria facial, a imagem é comparada com as do banco de dados de usuários cadastrados, o que permite fiscalizar com maior precisão o acesso de quem tem direito à gratuidade e inibir empréstimos indevidos do cartão. Esse controle ajuda a reduzir o número de fraudes, um dos fatores que impactam no valor final da tarifa. Atualmente, o número de gratuidades na RMC representa aproximadamente 9% do total de passageiros transportados.

“Fica mais seguro assim, não é? A gente fica sabendo quem está usando o cartão direitinho e impede fraude caso a gente perca o cartão. Para mim, é importante ter esse benefício garantido porque me ajuda a ir em busca de trabalho sem complicar minhas contas”, diz o vigilante Ivandel Batista, 43, que perdeu parte dos movimentos do braço esquerdo por causa de uma mononeuropatia. (AB)

Serviços via internet e aplicativo
O novo cartão Metrocard é parte de um sistema de bilhetagem eletrônica (SBE) que oferece outros serviços a seus usuários, além do acesso às linhas de ônibus de 13 cidades da RMC. Com ele, é possível também fazer a compra de passagens via internet, no site www.cartaometrocard.com.br.

Todos os cartões Metrocard podem ser utilizados como pré-pagos no comércio. Esse recurso só começa a funcionar se o usuário fizer a ativação via internet. Como vantagens, essa opção oferece a segurança de não carregar dinheiro vivo e permitir compras com valores pré-carregados na rede conveniada da bandeira MasterCard, sem interferir nos créditos do vale-transporte e sem a necessidade de vínculo bancário.

“Até achei que seria como um cartão de crédito, mas ele desconta valores depositados antes do uso, para transferir dinheiro para outro cartão, como um presente, por exemplo, ou fazer compras online”, diz o analista de Recursos Humanos Abelardino da Silva, 27.

Outro serviço é o aplicativo Ônibus+, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets. Com ele, os passageiros da Rede Metropolitana Integrada podem acompanhar horários e itinerários das 210 linhas de ônibus, com todas suas paradas. Pessoas com deficiência visual podem solicitar paradas com antecedência: o motorista recebe no painel um alerta emitido pelo passageiro via celular. (AB)

Canais de Atendimento
WhatsApp Icone com o texto recarga contido nele.