Sistema Metropolitano

Notícias

Voltar

Cada vez mais usuários utilizam o Wi-Fi da Metrocard

Gisele Rech - 17/10/2017

O sinal de internet disponibilizado nos tubos e terminais da Rede Metropolitana de Transporte facilita o acesso à informação e à navegação pelo celular

A cada ano que passa, o celular se consolida como principal ferramenta de acesso à internet. Para se ter uma ideia da popularidade dos aparelhos, no ano passado, nada menos do 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a rede por meio do telefone contra 70% de acessos via computadores. Os dados são do Suplemento de Tecnologia de Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada no final de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE).

No entanto, é fato que muitos acessos não se restringem às casas. Muitos usuários acessam a rede Wi-Fi em espaços públicos, o que permite economia no pacote de dados das operadoras. No caso específico dos usuários do cartão Metrocard que já fizeram cadastro na rede, o acesso à internet é total: 100% dos terminais e das estações-tubo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) têm sinal de Wi-Fi, assim como alguns tubos da rede integrada. 

O atendente Lucas Saldanha é um dos usuários constantes da internet disponibilizada pela Metrocard. “Funciona bem e é bem útil”, garante. Dentre outras coisas, o rapaz acessa informações disponibilizadas no aplicativo da Metrocard, que disponibiliza, por exemplo, detalhes dos horários dos ônibus. “O serviço está evoluindo e isto é muito bom para o usuário”. 

No monitoramento da Metrocard, quase 20 mil pessoas já utilizaram a conexão de Wi-Fi de fevereiro de 2016 a julho deste ano, com pouco mais de um milhão de conexões, com tempo médio de 21 minutos em cada uma delas. 

Para o responsável pela Tecnologia da Informação (TI) da Metrocard, Tarcísio Schön, a grande vantagem do serviço é o acesso à informação na palma da mão. “É um grande benefício para o usuário ter uma rede de qualidade e sem custo”, explica. Hoje, o serviço está disponível em todos os terminais e tubos da RMC e também nas estações-tubos da Carlos Gomes, PUC, 19 de Dezembro e no Terminal do Guadalupe, que estão na Grande Curitiba. “Há estudos para a expansão do Wi-Fi para dentro dos ônibus, mas para que isso ocorra precisamos garantir a mês qualidade de serviço”. 

Pré-Requisito para a utilização
– O pré-requisito é ter movimentação no Cartão Metrocard nos últimos 60 dias. A movimentação pode ser tanto o recebimento de créditos ou utilização nos ônibus, tubos e terminais nos últimos 60 dias.
– Atualmente a autenticação para navegar utilizando a rede Wi-Fi é feita por meio do Metrocard App, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Google Play e App Store); Sem o aplicativo é possível navegar no site da Metrocard utilizando alguns serviços do portal. 
– Quem não tiver o cartão e ainda efetua o pagamento em dinheiro, pode fazer o cartão em qualquer ponto de atendimento, assim em média num prazo 24 horas já estará apto a utilizar os serviços.

Canais de Atendimento
WhatsApp Icone com o texto recarga contido nele.