Sustentabilidade na RMC: optar pelo ônibus em vez do carro gera vantagens para as cidades, para a saúde da população e para o meio ambiente
Quantos carros seriam necessários para realizar o transporte coletivo em Curitiba e Região se não existisse um sistema de transporte coletivo?
Esta é apenas uma das respostas que você vai encontrar no vídeo acima. Ao todo, 900 carros transportam mais de 500 mil usuários registrados em 19 cidades da Região Metropolitana de Curitiba. São cerca de 250 mil passageiros circulando diariamente nas 266 linhas existentes.
Andar de ônibus é uma atitude sustentável e responsável. A busca por Cidades e Comunidades Sustentáveis e a Ação Contra a Mudança Global do Clima são dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em um relatório publicado pela ONU, uma das iniciativas sugeridas para a população atingir um estilo de vida mais sustentável é a migração para o transporte público.
“Criar mercados e condições de investimento para o transporte público e construir uma infraestrutura de transporte vai suportar a adoção de uma vida mais sustentável”, afirma uma publicação do Departamento de Economia e Assuntos Sociais da ONU. Essa mudança é necessária tanto sob a perspectiva individual de cada cidadão quanto em uma ação coletiva da sociedade.
Descubra como migrar para o transporte coletivo gera benefícios para o meio ambiente, considerando não só a sustentabilidade na RMC quanto a saúde individual e coletiva, a mobilidade urbana e a qualidade de vida.