Sistema Metropolitano

Notícias

Voltar

Ônibus não são focos de covid, aponta estudo

Prefeitura de Curitiba / Foto: Daniel Castellano - SMCS - 29/05/2021

Dos cerca de 300 mil passageiros que diariamente passam pelas catracas do transporte coletivo de Curitiba, 99,9% não têm diagnóstico de covid-19. A informação é do levantamento epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba que analisou o período de março de 2020 a março de 2021.

O estudo foi apresentado nesta quinta-feira (27/5) durante reunião on-line dos gestores da Secretaria da Saúde com representantes dos setores econômicos da cidade e diretores de serviços hospitalares.

Para o rastreamento, o Centro de Epidemiologia da secretaria cruzou o banco de dados dos testes positivos para covid-19 com os CPFs dos usuários do cartão-transporte da Urbs.

O estudo considerou o intervalo de três dias antes da data de coleta do exame até 14 dias depois, verificando nesse período o uso do cartão nas linhas de ônibus e terminais de transporte.

A partir de março, além do rastreamento, a Prefeitura de Curitiba também começou a bloquear o cartão-transporte dos passageiros com resultado positivo de covid.

“Essa circulação, que já era baixa, caiu mais ainda, reduzindo pela metade”, diz Diego Spinoza, epidemiologista da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Leia o original aqui.

Canais de Atendimento
Chat WhatsApp