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Quem é quem no transporte de Curitiba e Região Metropolitana?

Vinícius Boreki - 08/08/2019

Quem é quem no transporte de Curitiba e Região Metropolitana? ÔNIBUS / LIGEIRINHO - Vida e Cidadania - Curitiba, 28/01/2009 - Reportagem sobre as condições de superlotação nos ligeirinhos que ligam Curitiba a Araucária, na Região Metropolitana. Na manhã de hoje uma mulher de 29 anos morreu ao cair de um ônibus lotado. Ligeirinho Angélica / Capão Raso. Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo.

Saiba quais são as entidades e associações por trás do transporte de Curitiba e da RMC e suas atribuições

Embora seja um serviço essencial, a forma de planejamento e de operação do transporte coletivo ainda é desconhecida por boa parte dos seus usuários, especialmente se existem diversos órgãos e entidades envolvidas, como é o caso do transporte urbano e metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (RMC). De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), entre os direitos do usuário está o de ter fácil acesso ao transporte e informações claras e acessíveis sobre itinerários, horários, integrações e os canais de atendimentos.

No entanto, muitos usuários se confundem na hora de sugerir melhorias ou entrar em contato pedindo mais informações. “Este é um problema crônico da nossa sociedade, comum a todos os serviços públicos e concessões do estado”, afirma o CEO da Metrocard Ayrton Amaral.

“Muitas vezes, as atribuições e responsabilidades até estão informadas em sites públicos ou privados, mas estes são desconhecidos do grande público, especialmente das pessoas mais simples.” Ayrton Amaral, CEO da Metrocard.

Podcast Move Metrocard: ouça a entrevista exclusiva com Anderson Oberdan, consultor técnico da Metrocard.

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De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a RMC soma 3,6 milhões de habitantes, considerando a capital e os demais 29 municípios. O fato de serem interdependentes faz com que Amaral sugira um planejamento conjunto da mobilidade. “É necessário que o planejamento dos sistemas seja realizado por um gestor que olhe o cenário metropolitano como um todo, incluindo a capital. Para ter esta visão e coordenação, seria necessário um gestor estadual, de forma a tratar todas as cidades da RMC com equidade, mas respeitando as suas individualidades”, diz.

Como funciona o transporte coletivo no Brasil?

Em um primeiro momento, é preciso compreender o funcionamento do transporte coletivo, que parte do governo federal às concessionárias autorizadas a operar o sistema.

Governo Federal – Responde por estabelecer as regras gerais de trânsito e transportes em território nacional.

Governo Estadual – É o responsável pelas linhas intermunicipais de ônibus e pelos transportes metropolitanos (que englobam mais de uma cidade), caso da RMC.

Prefeituras municipais – Responde pela elaboração de um plano de Mobilidade Municipal e pelo transporte público dentro dos limites da cidade.

Concessionárias – É praxe que o poder público autorize a iniciativa privada a realizar essa operação, por meio de uma licitação. O trabalho realizado por uma empresa ou por um consórcio de companhias é fiscalizado pela prefeitura ou pelo governo estadual, no caso das linhas municipais ou metropolitanas, respectivamente.

Como o transporte público funciona de fato em Curitiba e Região Metropolitana?

O sistema conta com dois órgãos gerenciadores. A eles, competem as regulamentações, definições das operações, como o estabelecimento de itinerários, o tipo de ônibus disponibilizados, a frequência de veículos, a fiscalização, entre outros aspectos dessa rotina.

Tanto para a RMC quanto para a capital são as empresas que contratam os motoristas e cobradores, compram e fazem a manutenção dos carros e operam o transporte, sendo remuneradas em relação aos combustíveis, às despesas administrativas, entre outros pontos.

Quem é quem no transporte urbano e metropolitano de Curitiba

Urbs
É quem faz o gerenciamento do transporte exclusivo de Curitiba. As linhas municipais têm o brasão da Urbs.

Comec
É quem responde pela administração, regulação e coordenação do transporte dos 29 municípios da RMC: em outras palavras, os transportes que se iniciam na RMC e terminam, via de regra, em Curitiba. Essas linhas são identificadas com a logomarca “M” e o brasão da Comec.

Metrocard
Responde institucionalmente pelos interesses das 18 empresas metropolitanas associadas – que somam 900 ônibus – na interlocução com o governo, com a Comec e na operacionalização do sistema de bilhetagem eletrônica, na venda de créditos pelo site, aplicativos e lojas físicas. Também dá suporte para que as empresas operadoras tenham acompanhamento online por meio do seu Centro de Controle Operacional (CCO).

Setransp
É o sindicato que representa as empresas de ônibus de Curitiba e da Região Metropolitana.

Serviço:
Linhas intermunicipais:
(41) 3093-3232.

Linhas urbanas da capital:
Central 156.

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