No primeiro Metrocast apresentado pelo jornalista Jorge Serrão, o presidente da Metrocard, Lessandro Milani Zem, explicou o que é subsídio e qual o seu impacto para os passageiros
No Brasil, existem 63 sistemas municipais e metropolitanos que contam com subsídios, conforme a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Estes recursos se destinam a custear a operação do sistema, promover integrações e bancar benefícios tarifários, como a gratuidades de idosos, diferenciando a tarifa cobrada dos passageiros, chamada de pública, da tarifa de remuneração dos serviços prestados pelas empresas.
A fonte dos subsídios são os orçamentos municipais e estaduais, de forma a retornar ao cidadão uma parcela dos seus impostos. Existe almoço grátis no transporte coletivo? Foi essa uma das principais questões que o primeiro Metrocast se dedicou a responder.
Como o poder público pode ajudar para que as tarifas sejam acessíveis e o serviço de qualidade para tornar o transporte coletivo mais competitivo e atrativo? Uma solução é subsidiar a tarifa do passageiro e, quanto mais o fizer, melhor será o serviço contratado e ofertado à população.
Essas e outras perguntas foram respondidas no Metrocast, um programa que contou com a participação de Lessandro Milani Zem, empresário de transporte em Curitiba e Região Metropolitana e presidente da Metrocard.
Fique ligado que, em breve, teremos uma nova edição do Metrocast, com outros assuntos pertinentes sobre o transporte público.